Pular para o conteúdo principal

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - QUE FAZER?


A história da Assembleia de Deus (AD) está intimamente relacionada com a EBD, em que o estudo da Palavra de Deus se consolidou no ambiente das suas congregações ao longo de sua trajetória em momentos que a família toda se reúne para o estudo das Lições Bíblicas nas manhãs de Domingo, o que tem proporcionado uma maior edificação para a vida cristã desses alunos dominicais.
Nos últimos tempos, entretanto, tem-se verificado uma tendência muito significativa no âmbito de algumas Congregações da AD: a de se transferir a EBD para qualquer outro dia da semana, menos aos domingos como é praticada ao longo de duzentos anos, cuja história precede a da AD no Brasil.
As razões verificadas para essas modificações são diversas: “domingo requer mais tempo com a família”; “domingo é dia de acordar mais tarde”; “domingo é dia de churrasco”, domingo é dia de muitas atividades, menos para o estudo da Palavra, em fim, cada um tem os seus motivos. O fato que chama mais atenção, porém, é que a proposta dessa mudança parece ser bem mais aceita por parte daqueles que não tem muito compromisso com essa história tão sublime. E nessa classe de desinteressados, infelizmente, encontramos diversos obreiros que conscientes ou não conduzem uma parcela do rebanho de Cristo para o profundo sono da indolência bíblica.
O questionamento parte daí: Como obreiros (Presbítero, Evangelista ou Pastor) podem ser tão descompromissados com o ensino da Palavra de Deus? Se pelo grande conhecimento dela é que eles puderam ser ordenados ao ministério que exercem - ou será que não?
A mudança do dia ou do horário da EBD para os tais não tem nenhuma relevância.
O significado do estudo da Palavra por seus jovens, adolescente e crianças apresentam um fato relevante, de que esses alunos são os mais comprometidos com as ações das suas igrejas, e consequentemente, crentes mais preparados para o exercício da comunhão.
Se o ensino da Palavra não tem a significância que deveria ter, por que a história de 200 anos da EBD teria aos que não conseguem se levantar mais cedo no domingo para se reunirem diante do valioso ofício dos professores da EBD.
O que se percebe é que para a maioria desses obreiros o conhecimento da Palavra não foi o principal fundamento necessário nem para as suas ordenações, tão pouco para a continuação nela, todavia a recomendação Paulina ainda é a mesma: “uns foram dados para [..] pastores-mestres” não para ex-professores da EBD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as regras do Judô: golpes, história e todas as suas técnicas

O judô é um esporte de origem japonesa do século XVII. É considerado uma arte marcial e pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Não há objetos para essa prática, apenas o uso do próprio corpo. É necessário, entretanto, que haja uma vestimenta adequada. O nome de tal vestimenta é judogui e é composto por três peças: Um casaco, de nome wagui, uma calça, de nome shitabaki, e uma faixa, de nome obi. O objetivo principal dessa prática, como modalidade esportiva, a conquista de pontos, feita ao levar o oponente ao chão e imobilizá-lo, fazendo com que suas costas ou seus ombros permaneçam tocando o tatame durante 30 segundos. O judô atualmente é uma modalidade dos Jogos Olímpicos. A entidade de âmbito global responsável pela promoção e fiscalização e eventos, bem como a manutenção de regras desse esporte é a IJF, Federação Internacional de Judô. As faixas do judô As chamadas graduações do judô consistem na classificação do judoca de acordo com seu desempenho físico e pessoa...

TREINAMENTO MISSIONÁRIO

MISSÕES: A SELEÇÃO DOS CANDIDATOS Os co-participantes do envio JUNIOR, Bivar Santos [1] RESUMO Este artigo trata sobre a sistemática desenvolvida de seleção e treinamento do candidato a missionário pela igreja em todas as esferas que se pretenda atuar, tais como: a missão local, a missão nacional e a missão mundial. Faz uma abordagem sobre a responsabilidade de cada indivíduo envolvido no processo de envio do missionário ao campo, como a igreja local, a liderança e as instituições de treinamento. Faz também uma análise sobre o sucesso e o insucesso do missionário no campo à luz das bibliografias especializadas no assunto de envio e cuidado do missionário, ressaltando a importância do cumprimento de todas as etapas que antecedem a ida do obreiro ao campo, como a sua formação e treinamento específicos para o tipo de missão a ser empreendida. A partir dessa abordagem verifica o grau de comprometimento da Missão, com os seus efeitos para a vida do missionário, em consequ...

ENSINO DA MELHOR QUALIDADE

Aos meninos fomos orientados a lhes dá leite nos primeiros ensinos, então lhes demos leite de aranha. Alguém contra?