Pular para o conteúdo principal

Regras do Tiro com Arco

O ARCO


    Os atletas podem escolher entre dois tipos de arco nas competições da FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco):
    – Recurvo: formado por duas lâminas curvas, possui leves arqueamentos nas extremidades, em que é fixada a corda, auxiliando na geração de potência do arco. Pode ser equipado com mira e estabilizador, para facilitar os tiros.
    – Composto: ao contrário do arco recurvo, não possui arqueamentos em suas extremidades. Ao invés disso, duas roldanas são responsáveis pela movimentação das cordas, que, quando puxadas, fazem as polias girarem em seus eixos. Tal mecânica exige menos esforço do arqueiro para tencionar as cordas, proporcionando maior estabilidade e precisão no momento do tiro.
    *Nos Jogos Olímpicos, somente os arcos recurvos podem ser utilizados.

    FLECHAS


      As flechas são compostas de alumínio, com uma ponta de aço perfurante. Na outra extremidade, a haste possui um formato em “U”, para que possa ser presa à corda no momento do tiro.

    ALVO


      O alvo demarca a pontuação que os arqueiros acumulam a cada tiro. Ao total, ele é composto por dez circunferências. Quanto mais próxima a circunferência do centro, maior o número de pontos. As competições seguem uma escala de 1 a 10.

    COMPETIÇÃO INDOOR DE TIRO COM ARCO


      Na modalidade em ambientes indoor, o arqueiro fica a 18 metros do alvo. Atira 10 séries de 3 tiros cada uma, em duas rodadas. Ao final, a pontuação conquistada nos 60 tiros é somada e o total obtido define a classificação de cada atleta na competição.

    COMPETIÇÃO AO AR LIVRE DE TIRO COM ARCO


      Para competições a céu aberto, o alvo fica nas distâncias de 30, 50, 60 e 70 metros (disputa feminina) e 30, 50, 70 e 90 metros (disputa masculina). Todos os arqueiros fazem três séries de 12 disparos em cada uma das distâncias, totalizando 144 tiros. Ao final, a pontuação conquistada nos tiros é somada e o total obtido define a classificação de cada atleta na competição.

    JOGOS OLÍMPICOS


      Na modalidade olímpica, 64 atletas participam da disputa. Um round inicial é disputado com o alvo a 70 metros de distância, em seis rodadas de 12 disparos cada. Após todos completarem 72 tiros, os arqueiros são classificados de 1 a 64, de acordo com o total de pontos acumulados.
      Um cruzamento é formado, levando em conta a colocação de cada atleta, e são definidos os confrontos um contra um. O melhor colocado no round inicial enfrenta o de pior pontuação, o segundo enfrenta o 63º e assim por diante. Os dois arqueiros disputam até 5 sets. Em cada set, cada atleta faz três disparos. Aquele que obtiver a maior pontuação somada vence o set e marca 2 pontos. Caso os dois terminem o set empatados, cada um recebe um ponto. O arqueiro que acumular seis pontos vence o confronto e segue para a próxima fase. O perdedor é eliminado da competição.
      Para conquistar a medalha de ouro, o arqueiro deve vencer seis fases (round de 64, round de 32, oitavas de final, quartas de final, semi final e final).
      Os dois arqueiros eliminados nas semi-finais disputam o bronze.

    GLOSSÁRIO

      – Sling: espécie de fita ou corda que prende o arco ao pulso ou antebraço do arqueiro.
      – Aljava: nome dado à bolsa utilizada pelos arqueiros para armazenar as flechas.
      – Dedeira: proteção utilizada nas pontas dos dedos que ficam em contato com a corda do arco, prevenindo possíveis cortes e lesões.
      – Estabilizador: peso de compensação utilizado no arco, que ajuda a prevenir vibrações no momento em que o tiro é executado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as regras do Judô: golpes, história e todas as suas técnicas

O judô é um esporte de origem japonesa do século XVII. É considerado uma arte marcial e pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Não há objetos para essa prática, apenas o uso do próprio corpo. É necessário, entretanto, que haja uma vestimenta adequada. O nome de tal vestimenta é judogui e é composto por três peças: Um casaco, de nome wagui, uma calça, de nome shitabaki, e uma faixa, de nome obi. O objetivo principal dessa prática, como modalidade esportiva, a conquista de pontos, feita ao levar o oponente ao chão e imobilizá-lo, fazendo com que suas costas ou seus ombros permaneçam tocando o tatame durante 30 segundos. O judô atualmente é uma modalidade dos Jogos Olímpicos. A entidade de âmbito global responsável pela promoção e fiscalização e eventos, bem como a manutenção de regras desse esporte é a IJF, Federação Internacional de Judô. As faixas do judô As chamadas graduações do judô consistem na classificação do judoca de acordo com seu desempenho físico e pessoa...

TREINAMENTO MISSIONÁRIO

MISSÕES: A SELEÇÃO DOS CANDIDATOS Os co-participantes do envio JUNIOR, Bivar Santos [1] RESUMO Este artigo trata sobre a sistemática desenvolvida de seleção e treinamento do candidato a missionário pela igreja em todas as esferas que se pretenda atuar, tais como: a missão local, a missão nacional e a missão mundial. Faz uma abordagem sobre a responsabilidade de cada indivíduo envolvido no processo de envio do missionário ao campo, como a igreja local, a liderança e as instituições de treinamento. Faz também uma análise sobre o sucesso e o insucesso do missionário no campo à luz das bibliografias especializadas no assunto de envio e cuidado do missionário, ressaltando a importância do cumprimento de todas as etapas que antecedem a ida do obreiro ao campo, como a sua formação e treinamento específicos para o tipo de missão a ser empreendida. A partir dessa abordagem verifica o grau de comprometimento da Missão, com os seus efeitos para a vida do missionário, em consequ...

ENSINO DA MELHOR QUALIDADE

Aos meninos fomos orientados a lhes dá leite nos primeiros ensinos, então lhes demos leite de aranha. Alguém contra?